Conheça o Óleo de Palma

A palma de óleo (Elaeis guineensis) é uma planta de origem africana, com registro de utilização pelos egípcios há mais de 5 mil anos. A espécie foi introduzida no Brasil no século XVI, a partir da Bahia, e quatro séculos depois, em 1940, chegou ao Pará, hoje maior produtor nacional, com 85% da produção brasileira.

Trata-se de uma cultura de ciclo longo (30 anos), de cujos frutos são extraídos dois óleos:

O óleo de palma (polpa);

O óleo de palmiste (amêndoa).

Esses óleos são muito versáteis e utilizados em cosméticos, alimentos, itens de limpeza, siderurgia, fármacos e até para produzir biocombustíveis.

Fonte: ABRAPALMA.

Sustentabilidade

A Abrapalma estima a produção nacional em 500 mil toneladas, obtidas a partir da utilização de apenas 207 mil hectares (2,5 toneladas/hectare). Em todo o planeta, utilizamos 8% das terras dedicadas ao cultivo de oleaginosas. Compare a área necessária para outras culturas e entenderá nosso potencial produtivo. Nós nos apoiamos no fato de que produzimos dez vezes mais que outras oleaginosas.

A Oil World estima que a produção mundial de óleo de palma seja de 58 milhões de toneladas/ano. Isso equivale a 1/3 das gorduras necessárias à manutenção da vida na Terra.

Entre os 44 países produtores de óleo de palma, o Brasil possui as mais exigentes leis ambientais. É também o único que possui Zoneamento Agroecológico (ZAE) e mais de mil agricultores familiares integrados.

A produção brasileira só ocorre em áreas já degradadas. (Decreto nº 7172. DECRETO Nº 7.172, DE 7 DE MAIO DE 2010. Aprova o zoneamento agroecológico da cultura da palma de óleo e dispõe sobre o estabelecimento pelo Conselho Monetário Nacional de normas referentes às operações de financiamento ao segmento da palma de óleo, nos termos do zoneamento.)

Fonte: ABRAPALMA.

 

Nutrientes

Óleo de Palma Refinado é obtido mediante processos como degomagem para sequestrar metais, branqueamento para remover resíduos e destilação para remover ácidos graxos livres.

O Óleo de Palma apresenta em sua composição muitos ácidos graxos, como o palmítico, o esteárico, o oleico (ômega 9) e o linoleico (ômega 6). Também é fonte de betacaroteno (vitamina A), tocoferol e tocotrienol (vitamina E), assim como das vitaminas D e K. 

 

Fonte: ABRAPALMA.